Chuva de estrelas cadentes poderá ser vista aqui no Mato Grosso

Chuva de ‘estrelas cadentes’ poderá ser vista em Mato Grosso

Um espetáculo lindo e de graça poderá ser observado pelos mato-grossenses durante este final de semana, nas noites e madrugadas de sábado (14) e domingo (15). Apesar de a chance ser baixa, quem tiver uma localização privilegiada, fora das cidades, poderá observar a chuva de meteoros Geminids, a maior do ano.
Esta é a maior chuva de meteoros do ano e a mais intensa. A taxa é de 100 ‘estrelas cadentes’ por hora que ‘rasgam’ o céu noturno. O fenômeno ocorre durante todo o mês de novembro, mas o pico do fenômeno pode ser observado em meados de dezembro. A chuva de meteoros se chama ‘Geminids’ em razão de os meteoros saírem da constelação de Gêmeos.
Nuvens e lua podem atrapalhar
Entretanto, para observar o fenômeno, é preciso paciência e que o tempo esteja limpo (sem nuvens). Além disso, é preciso estar afastado das cidades, onde as luzes artificiais também ofuscam a visão do céu. Para apreciar o momento, não é preciso aparelhos, apenas uma cadeira de praia ou uma colcha para estender no chão e deitar-se, olhando para o céu.
De acordo com o site Clima Tempo, há chance maior de visualização da região Nordeste, onde o ar está mais seco, excluindo a possibilidade de nuvens durante a noite. Os mato-grossenses que quiserem apreciar o fenômeno precisarão contar com um pouco de sorte, para o ar seco chegar logo na região e diminuir as chances de nuvens.