Samae suspende racionamento de água em Tangará da Serra

A população de Tangará da Serra já deve ter notado que está recebendo água diariamente nas torneiras nos últimos dias. Isso porque desde o dia 15 de novembro, sexta-feira passada, o abastecimento foi regularizado, com a suspensão do racionamento iniciado em 16 de setembro.

O anúncio do fim do racionamento foi feito oficialmente pelo diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Wesley Torres, na manhã desta quarta-feira, 21.

“Só estamos comunicando isso hoje, primeiro porque precisávamos retomar esse abastecimento, conseguir levar água em todos os setores, ver como seria e como os reservatórios se comportariam, (…) na sexta, sábado e domingo, o abastecimento foi perfeito e todos os setores da cidade foram abastecidos. Desde então temos conseguido abastecer toda a cidade”, disse, lembrando que a situação ainda não está 100% confiável, pedindo uso racional de água e que não haja desperdício.

Chuvas

De acordo com Wesley, nas duas últimas semanas ocorreram várias chuvas e, em especial três delas, de grande porte, contribuíram para a recuperação dos reservatórios de água da cidade.

“Foram três chuvas, na quinta-feira retrasada, no domingo e na terça, foram três chuvas de grande volume que melhorou a vazão do rio e nos deu a possibilidade de começar a fazer reservação”, disse, informando que a situação ainda não é de tranquilidade, pois já há 9 dias que não chove forte, o que causa preocupação.

Racionamento

No dia 13 de setembro foi decretado o racionamento emergencial em Tangará da Serra, em razão da seca intensa. O racionamento começou dia 16, quando o abastecimento de água passou a ocorrer em dias alternados.

Ao longo de 2 meses, grande parte dos bairros receberam água em dias alternados, isto é, dia sim, dia não.

“Se não tivéssemos tomado essa medida poderíamos ter ficado sem água, a exemplo de casos registrados no passado”, afirmou Wesley.

Por Tangará em Foco