Garimpeiros recebem PM com tiros e dois são mortos

Dois garimpeiros, identificados como Diego Souza Silva e Rogério de Brito Ribeiro, ambos de 31 anos, morreram, nesta quinta (6), em confronto com policiais militares na Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda. Segundo a Polícia Militar, os dois e outras 80 pessoas invadiram a área de garimpo ilegal, que ficou conhecida como Nova Serra Pelada. A nova invasão foi registrada na segunda (3).

De acordo com o boletim de ocorrência, ao chegar ao local para fazer a desocupação, os policiais foram recebidos com tiros, quando o confronto teve início.

Diego e Rogério foram atingidos e encaminhados a uma unidade hospitalar, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Garimpo e desocupação

A primeira invasão a este garimpo ocorreu em meados de setembro de 2015, com a presença de milhares de pessoas. Naquele mesmo ano, a Justiça Federal mandou, por duas vezes, que a área fosse desocupada e isolada porque a exploração de ouro estava sendo feita sem a autorização do departamento nacional, responsável pelo setor de mineração, o DNPM.

A área foi desocupada pela Polícia Federal em uma ação integrada com a Força Nacional, Exército, PRF e polícias Civil e Militar, mas voltou a ser invadida. Em julho deste ano, 20 garimpeiros foram presos durante operação da Polícia Militar para desocupar a área.

As 20 pessoas detidas foram encaminhadas à delegacia local e autuadas por extração ilegal de minério. Segundo a Polícia Civil, foram detidos 17 homens, duas mulheres e um adolescente.

Em dezembro de 2016, um grupo fortemente armado invadiu a área de garimpo ilegal e rendeu oito seguranças de uma empresa mineradora.

O garimpo da Serra do Caldeirão passou por três desocupações por determinação da Justiça Federal, mas alguns dos invasores, mesmo após serem expulsos, têm retornado.

Duas mineradoras têm autorização federal para explorar 7.385 hectares entre Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, (a 562 km da Capital). Somente elas podem extrair legalmente minério no local.

Crédito: RD News

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!