Documentário produzido em Tangará será exibido no cinema neste sábado
Um ano e cinco meses depois de realizar a expedição ‘Pelas Águas do Sepotuba – Uma aventura através da canoagem’, a Biguá Eventos Esportivos e LC Produtora apresentarão neste sábado, 8, em sessão especial no CineShop (Sala 1), o documentário ‘Pelas Águas do Sepotuba’.
A aventura com os canoístas José Ricardo Tognon e Carlos Gomes, acompanhados da produção, iniciou dia 24 de junho de 2017 e resultou em um documentário de 42 minutos, mostrando as matas ciliares, flora, fauna, ribeirinhos, a pesca, a agricultura e pecuária, e sua intervenção no processo de sobrevivência do Rio Sepotuba e toda a vida que o engloba. “Foram 11 dias remando, gravando, entrevistando e vivenciando (…) e 400 quilômetros depois o documentário está pronto”, comemora o idealizador do projeto, José Ricardo.
O objetivo, segundo ele, é mostrar a toda a sociedade o trabalho realizado, assim como ajudar na vida do Rio Sepotuba pelos próximos anos. “Com o passar dos dias da expedição, a gente viu que o Sepotuba precisava de ajuda e estávamos ali. Então porque não ajudar, mostrando sua realidade. Um apelo ambiental, em prol do Sepotuba”.
Além disso, com o documentário, os responsáveis pretendem se inscrever em festivais de cinema, inclusive internacionais. Para isso, todo o trabalho já começou a ser traduzido para a língua inglesa. “Já pensou o Sepotuba num cinema internacional? Olha a dimensão disso. De uma expedição voltada para aventura, salvarmos um rio”.
Vídeo de divulgação do documentário (Crédito: Reprodução Facebook)
Em Tangará, essa primeira sessão será fechada a convidados e, em 2019, o objetivo é programar sessões com escolas e grupos.
Vale lembrar que a expedição iniciou no dia 24 de junho de 2017, com saída em Nova Marilândia, na nascente do Rio Sepotuba, seguindo até a cidade de Cáceres, perfazendo um total de 400 quilômetros por água, em 11 dias.
Com Fabíola Tormes/Diário da Serra