Internet irá ultrapassar TV já este ano, indica relatório

Pela primeira vez, a população deve consumir mais conteúdo midiático na internet do que pela TV, de acordo com relatório da agência de mídia Zenith. Conforme a previsão, em 2019, as pessoas devem passar mais horas navegando pela internet fazendo compras, assistindo a filmes, séries e vídeos, conversando ou ouvindo música do que assistindo à televisão. O último relatório da agência previa que essa ultrapassagem só ocorreria em 2020.

A TV vem perdendo o interesse do público, já que plataformas de streaming como Netflix e YouTube facilitaram o consumo de vídeos online, inclusive, da própria programação oferecida pela TV tradicional.

A Zenith usa como base para seu relatório a forma de transmissão ou distribuição de um conteúdo na Europa, América do Norte e América Latina. Portanto, assistir ao Netflix ou ler o site de um jornal é considerado consumo de internet.

Neste primeiro momento, a vantagem ainda será mínima, de 170,6 minutos por dia na internet contra 170,3 minutos na TV. Mas a mudança confirma uma tendência já vislumbrada no passado pelos especialistas em mídia e reforçada pela popularização dos smartphones, o principal instrumento para acesso à internet. Quase um quarto de todo o consumo de mídia em todo o mundo ocorrerá por meio de dispositivos móveis este ano. Em 2011, esse consumo era de apenas 5%.

Fonte: Epoca Negocios