UM TRIBUTO A UM GRANDE PIONEIRO TANGARAENSE

Tangará chora a perda de um grande pioneiro, Dr. Marco Antônio Gonçalves.

Hoje ao acompanhar este grande homem à sua última morada, alguém colocou uma música que retrata um pouco deste pioneiro. Do cantor Nelson Gonçalves, com sua voz de ouro, a melodia espariava-se no ar enquanto o cotejo seguia levando Dr Marcos rumo a morada eterna: “Boemia aqui me tens de regresso,…”. E, a nostalgia tomou conta do ambiente, e recordei-me:

Foi na década de 70, e a memória me aponta, quando nossa Avenida Brasil era uma larga rua, de chão batido, muito barro na época das chuvas, e muita poeira na seca, onde carrocinhas, homens montados à cavalo, jipes e fuscas e camionetes a gasolina se entreveravam num grande burburinho, que tive o prazer de conhecer este grande homem Dr. Marco Antônio Gonçalves. Ainda jovem recém saído da faculdade federal de medicina de Pelotas/RS, um sonhador, um idealista, um revolucionário que veio a Tangará para ajudar a escrever a linda história desta cidade.

Dr. Marco Antônio ia a passos céleres para o “Mercado Adamantina” de um antigo companheiro o “Belotto”, quando nos encontramos, a conversa foi prazeirosa, pois, eu já estava aqui à mais tempo e, ele que se formou também no Rio Grande do Sul, tinha seus ideais, seus sonhos e queria também construir sua existência nestas terras.

Naquele tempo, não existia atendimento pelo posto de saúde, mas ele voluntariamente e gratuitamente começou atender pela “ASTAI” um entidade que tinha sido criada com o intuito de cobrir uma lacuna existente, de dar assistência aos necessitados. Dr. Marcos foi um revolucionário daquele tempo, com gesto tão humano, tão desapegado de bens materiais, financeiros, “marcou época”.

Posteriormente, trouxe seus pais, o saudoso Seu Antônio da Farmácia por muitos conhecido como “compadinho” e, na sequencia construiu o Hospital Nossa Senhora Aparecida.

A marca registrada do Dr. Marcos era seu coração “tamanho do mundo”, sempre pronto a se doar para os outros, de fala mansa, e apreciador de tudo que é de bom que a vida oferece, deixa um legado aos seus filhos, esposa amigos e a sociedade tangaraense uma historia de amor e dedicação ao próximo.

Tangará da Serra sentira a sua falta, amigo e irmão, até outro dia…

Fonte: Amauri Paulo Cervo/WEB TV Cidade MT

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!