Renato Gouveia assina Lei que institui Dia Municipal de combate a Poliomielite
O Prefeito em Exercício de Tangará da Serra, Renato Gouveia, reuniu representantes do Rotary Club e da Câmara Municipal de Vereadores, além de Secretários Municipais, para assinar a Lei Municipal número 5.197 de 23 de setembro de 2019 que institui no Município o Dia de Combate à Poliomielite, a ser celebrado todo dia 24 de outubro de cada ano.
Com a assinatura da Lei Ordinária, o Dia Mundial de Combate à Poliomielite passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do Município de Tangará da Serra e o Executivo Municipal fica autorizado a desenvolver por meio de suas Secretarias ações para conscientização da população.
“O objetivo dessas ações é promover a conscientização da sociedade tangaraense para a prevenção desta doença”, frisa Renato Gouveia, enfatizando que a criação da Lei permite que o Poder Público Municipal possa considerar a possibilidade de parcerias com clubes de serviços, entidades filantrópicas e a iniciativa privada.
A Lei, que passa a entrar em vigor na data de sua publicação, foi comemorada pela Presidente do Rotary Club Tangará da Serra, Aparecida Maria Vieira. “Essa é uma forma de mostrar para todos os brasileiros onde estamos colocando os recursos que o Rotary arrecada, investindo em vacinação. Aqui no Brasil temos o apoio do Governo que paga parte das vacinas, mas que no exterior temos países como Afeganistão, Nigéria e Paquistão, em que o Estado não atua no combate. São países em que ainda existe poliomielite, onde essa doença não foi erradicada e aqui graças a Deus não temos mais a poliomielite, mas temos que continuar trabalhando até que esses outros países erradiquem a Pólio”, pontuou.
POLIOMIELITE
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.
